Santiago de Compostela

Santiago de Compostela Cathedral
Santiago de Compostela
A origem

Segundo a tradição, o bispo de Iria Flávia, Teodomiro, alertado por luzes noturnas que avistou no bosque de Libredão (Libredón), deslocou-se ao local e descobriu um sepulcro de pedra onde está agora encontramos a catedral. No sepulcro repousavam três corpos, que o bispo identificou como sendo de Santiago Maior e de dois dos seus discípulos Teodoro e Atanásio.

A fundação da própria cidade está ligada à alegada descoberta dos restos mortais do apóstolo Santiago Zebedeu, ocorrida algures entre 812 e 842, que deu uma importância religiosa crescente ao local. A notícia da descoberta do túmulo espalhou-se, a cidade foi crescendo em virtude da peregrinação e uma população heterogénea que se foi juntando espontaneamente.  Aliás, o rei Ordonho II em 915, determinava que quem permanecesse quarenta dias sem ser identificado como servo passava a ser considerado como um homem livre, com direito a residir em Compostela.

Já o significado do termo - Compostela - causa alguma discordância entre historiadores, sendo uma versões mais unânimes a de que é uma derivação do latim Campus Stellae ("campo da estrela"), que evoca a estrela que indicou milagrosamente ao bispo Teodomiro a localização do túmulo de Santiago.

Santiago's cross
Santiago de Compostela praterías
A cidade desenvolveu-se graças à popularidade crescente como destino de peregrinação (apenas ultrapassada por Roma e Jerusalém), mas também com criação da universidade no século XV. É hoje capital do governo autónomo da Galiza com cerca de 100 000 habitantes, e a distinção do seu Centro Histórico e Caminhos de Santiago como Património Mundial (UNESCO 1985/1993).
Santiago de Compostela Obradoiro
Santiago's cathedral inside
Santiago de Compostela
A Catedral

É sede da arquidiocese e foi construída entre 1075 e 1128, em estilo românico, na época das cruzadas e durante a reconquista Cristã, tendo sofrido várias reformas que lhe adicionaram elementos góticos, renascentistas e barrocos. Acolhe o túmulo do apóstolo Santiago Maior, padroeiro e santo protetor de Espanha, o que a converteu em um dos principais destinos de peregrinação cristã na Europa.

Atualmente continua a ser um importante destino de peregrinação, para o que contribui a renovada popularidade do Caminho de Santiago a partir dos anos 1990, que levou à catedral mais de 270 000 peregrinos registados.

A estrutura do edifício ocupa uma área de 8 000 metros quadrados. Consiste numa planta basilical de cruz latina de três naves, também no transepto, e trifório (ou tribuna), o qual liga diretamente com o paço episcopal, conhecido na atualidade como Paço de Gelmires. Na ornamentação interior podem apreciar-se capitéis decorados com cenas históricas ou bíblicas. A iluminação provém das frestas existentes nos dois pisos das naves laterais. Tinha originalmente três portais principais e sete portas menores.

Atualmente são diversas as capelas que preenchem o núcleo principal da catedral. No entanto, o botafumeiro (enorme incensário de latão banhado a prata) que pesa 62 kg vazio e mede 1,60 m de altura, assume-se como uma das peças centrais e incontornáveis do espaço, sendo o maior incensário do mundo.

Plaza Azabachería
Braga/ Guimarães/ caminos Santiago

A great guide, easy to deal with and he let us taste the real culture of the country. Brought us to the local restaurant/s ( which we look forward). We really appreciate the extra effort and at the end of the tour, we consider him as a friend.

Jenny2130
Braga & Guimarães - Tour privado desde Porto
Ricardo took us to a location that we had always wanted to visit and totally exceeded our expectations!

We had always wanted to visit Santiago de Compostela and were beyond lucky to find Ricardo Costa to take us there from Porto. We arrived at our apartment right on time and was a fun companion for the day and was very knowledgeable about Santiago. He told us about the history and significance of every aspect of the Cathedral. We also stopped at a charming walled city on the way called Valenca do Minho. It was an unexpected place and we really enjoyed it. Ricardo stopped at a typical cafe for a sweet treat on the way and another for lunch. We really enjoyed the day and it was exactly what we wanted. We will definitely call on Ricardo again the next time we are in Portugal.

Eric J
Santiago de Compostela & Valença do Minho - Tour privado desde Porto
icon Whatsapp