Cultura & Tradição

Viana do Castelo

Viana do Castelo traditional vests
Viana do Castelo
Santa Luzia

A localização privilegiada do santuário dedicado ao culto do Sagrado Coração de Jesus, no alto do monte de Santa Luzia permite contemplar uma vista ímpar da região, que concilia o mar, o rio Lima com o seu vale, e todo o complexo montanhoso envolvente, panorama considerado o 3.º melhor do mundo, segundo a National Geographic (1927)

Procurando a revalorização do monte e das ruínas da Citânia de Santa Luzia, iniciam-se as obras em 1904. Embora muitos defendam a inspiração do projeto de Ventura Terra na Basílica de Sacré Cœur, em Paris, outros contestam uma vez que, à altura do projeto (1899), a igreja parisiense ainda se encontrava pouco construída e sem configuração visível.

Assumindo-se como o ex libris e cartão-de-visita da cidade de Viana do Castelo, este é sem dúvida um local de paragem obrigatória a todos os que visitam a região. Um local mágico que une natureza, história, religião e património inigualável.

Viana é capital de distrito e conta com cerca de 30 000 habitantes na sua área urbana. Na cidade que cresceu ao longo do rio Lima podem ser observados os estilos Renascentista, Manuelino, Barroco e Art Déco. No círculo delimitado pelos vestígios das antigas muralhas cruzam-se becos com artérias maiores viradas ao rio, formando o centro histórico. A lenda maior relaciona-se com a linda e tímida princesa que habitava o antigo castelo. Por ela se apaixonou um rapaz que vivia na outra margem do rio, que ficava tão contente por vê-la que - sempre que voltava à outra margem - dizia contente: “VI A ANA! VI A ANA DO CASTELO!”. Ele repetiu-o tantas vezes que passaram a chamar “Viana do Castelo” à cidade onde a princesa morava.
Viana do Castelo
O coração do Minho

Atualmente utilizado como símbolo da cidade de Viana do Castelo, surgiu em Portugal com o culto ao Sagrado Coração de Jesus em finais do século XVIII. Tornou-se património emocional e icónico de Portugal e da arte da filigrana portuguesa e é hoje em dia reconhecido em todo o mundo.

Normalmente, são adornados com motivos vegetalistas e florais, sendo frequente a parte acima do coração representar o fogo, ou em alternativa, redundar num segundo coração, mais pequeno. Adicionando a forma como diferentes fios finos desenham os padrões e são soldados conjuntamente de maneira a criar uma peça muito maior, resulta numa beleza arrebatadora. Nenhuma outra arte de joalharia usa uma técnica de fusão semelhante para juntar fios de ouro. Hoje - como há milhares de anos - os diferentes fios que compõem cada peça unem-se apenas pelo calor, sem recorrer a nenhum outro material ou liga.

É também um dos grandes responsáveis pela beleza e exuberância das "mulheres de Viana", que orgulhosamente o usam ao peito como sinal de bom gosto e bem trajar. A utilização de elegantes peças de ouro em conjunto com diferentes combinações das vestes típicas minhotas continuam a ser tradição das maiores festividades da cidade - Nossa Senhora da Agonia.

Cabedelo
Passeio fim de tarde

Espaço renovado e agradável para passear à beira mar .
Praia linda e com um Pôr do Sol fantástico
Local a visitar

gastro_enofilo
Viana do Castelo & Ponte de Lima - Tour privado desde Porto
icon Whatsapp